Relacionamento com o cliente

08/02/2020

As empresas mais inovadoras do Brasil

Empresa de 40 anos aposta na industrialização dos canteiros e em um novo conceito de moradia econômica

“O modelo de consumo de habitação vai mudar”, adianta o CEO Rafael Menin

POR MARIANA WEBER

Fundada há 40 anos e líder em construção residencial na América Latina, a MRV passa por uma transformação tecnológica que vai dos canteiros de obras à interação com os clientes. Também investe em novas frentes, como uma unidade de locação digital de imóveis. “Nosso objetivo é criar um novo estilo de moradia econômica no Brasil, com muita conveniência, modernidade e qualidade na relação entre cliente e empresa”, diz o CEO Rafael Menin. “Nos próximos anos, o Brasil vai precisar de mais residências, principalmente na base da pirâmide, que é onde atuamos. É um mercado crescente. Mas o modelo de consumo de habitação vai mudar.”

Segundo Rafael, a empresa precisa agir diferente porque a nova geração de clientes pensa diferente — em vários aspectos, entre eles o comprometimento com financiamentos de longo prazo. “A companhia tem que se preparar.” E tem se preparado, nos últimos dez anos, com mudanças que começaram da porta para dentro e, nos últimos dois anos, foram da porta para fora. “Não queremos ser ‘uberizados’. Se for para alguém modificar, ‘uberizar’ o setor, que sejamos nós.”

O primeiro grande investimento foi na industrialização dos canteiros. Muito do que antes era feito no local da construção, como as instalações hidráulicas e elétricas, passou a chegar pré-montado; paredes de concreto prontas substituíram os blocos empilhados na obra. “Com isso entregamos um produto melhor, mais durável, mais acessível. E nossos níveis de produtividade no canteiro melhoraram absurdamente”, diz Rafael. “A quantidade de operários necessários para fazer um apartamento hoje é metade de dez anos atrás.”

O momento atual é de investimento na experiência do usuário. Seja na digitalização de processos – da escolha do apartamento ao acompanhamento das obras –, seja na criação de um rol de serviços para uso do imóvel após a entrega (como um marketplace para mobiliar e equipar a casa). Há um ano, mais de 30 squads foram criados para trabalhar nessas soluções.

Hoje, grande parte dos lançamentos da MRV oferecidos pelo programa Minha Casa Minha Vida inclui, por exemplo, placas solares para geração de energia para o empreendimento. Também pode haver carros elétricos e bicicletas compartilhados, rede wi-fi nas áreas comuns, tomadas USB…

O Minha Casa Minha Vida corresponde a 90% das vendas da empresa. A ideia é seguir investindo nesse segmento e abrir novas frentes para ganhar flexibilidade. “Daqui em diante, o crescimento se dará mais na Luggo, que é nossa subsidiária de aluguel, e também no segmento de média renda logo acima do Minha Casa Minha Vida.” Outra linha é a da internacionalização: recentemente a MRV fez um aporte na americana AHS Residential, controlada pela família Menin – contestada por acionistas, a transação vai ser, segundo Rafael, remodelada junto com os sócios minoritários.

Na frente do aluguel, a Luggo foi pensada como uma startup digital que faz locação de imóveis em uma hora, sem fiador, e oferece um cardápio de “opcionais” como internet, mobília e serviço de limpeza. Até o fim de 2019, deve entregar quatro empreendimentos. “É um produto superinovador para a base da pirâmide”, explica Rafael. “Concorre um pouco com o que já fazemos, mas o mercado vai ditar o tamanho de cada solução. A MRV está sendo construída como uma plataforma de habitação.”

Fonte: Forbes

Últimas notícias

14/07/2020

Transformação Digital é muito mais que tecnologia

Muitos especialistas estão comentando sobre um assunto de extrema relevância no ano de 2020: a transformação digital.

Saiba Mais

09/07/2020

Vendas da MRV crescem 37% no 2º tri e batem recorde, mas lançamentos caem

A MRV bateu recorde de vendas no segundo trimestre, apoiada por uma estratégia comercial agressiva, e se beneficiou da regularização de repasses para o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), que minimizaram os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus.

Saiba Mais

23/06/2020

Campanha #SomosTodosClarinha supera meta, e MRV participará da construção da casa adaptada

Sucesso absoluto e a realização de um sonho cada vez mais próximo.

Saiba Mais

16/06/2020

MRV investe em pesquisa de novos materiais para obras

Maior construtora residencial do País, a MRV acaba de montar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Belo Horizonte.

Saiba Mais

03/06/2020

Transformação Digital & Cultura

Transformação digital não é sobre implementar softwares, é sobre reposicionar o seu negócio nesse mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo)

Saiba Mais

02/06/2020

As 30 empresas em que estudantes de engenharia sonham em trabalhar

Quatro empregadores seguem no topo da lista de desejos dos futuros engenheiros do Brasil: Petrobras, MRV Engenharia, Google e o Governo Federal.

Saiba Mais

27/05/2020

O desafios da construção civil e a retomada do setor no período pós-pandemia

Saiba Mais

13/05/2020

MRV estimula comércio entre moradores com plataforma digital

Para ajudar durante a pandemia de coronavírus, empresa promove negócios entre clientes de seus empreendimentos imobiliários na plataforma Mão na Roda

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.