A construtora MRV possui 32.000 funcionários. É um público diverso, que abrange pessoas de diferentes classes sociais e níveis de escolaridade. Para Eduardo Fischer, CEO da companhia, de todos os aspectos da estratégia ESG da MRV, tratar bem os funcionários é o que faz mais sentido. “Precisamos criar um ambiente em que as pessoas queiram ficar”, diz Fischer.
Não que os outros aspectos sejam negligenciados. Na área ambiental, a construtora alinha suas metas de redução de emissões à Science Based Target initiative (SBTi). Também investe em energia solar para seus empreendimentos, o que reduz emissões e tem um efeito social com a redução da conta de energia dos moradores. Fischer, no entanto, ressalta que o ciclo de vida dos empreendimentos é longo, superior a dez anos. Uma alta rotatividade prejudica o relacionamento com o cliente.
“O conceito de ESG é muito amplo e regionalizado. Na Europa, o ‘E’ (ambiental) é o principal. No Brasil, a pauta é diferente, e o ‘S’ (social) fala mais alto”, diz o CEO. Segundo o executivo, é uma questão de responsabilidade. Alguns stakeholders podem não ligar para essa agenda, mas as empresas e a elite econômica e intelectual têm um papel a cumprir no desenvolvimento da sociedade.
Comprometer-se com a agenda é o passo inicial. Ele cita como exemplo o Instituto MRV, criado em 2014 e que, no início, não teve repercussão. “Queríamos falar, mas não fazia eco”, explica. “Até que o mercado financeiro acordou para a agenda e, agora, todas as empresas sentem a necessidade de falar o que estão fazendo.” Para ele, a maior parte das iniciativas ESG do mundo empresarial é sincera. Mas quem tem o que mostrar sai ganhando.
Fonte: Exame
29/08/2023
Cerca de 50% das vendas da construtora são agora originadas por atendimento de IA, e 93% dos primeiros atendimentos comerciais são finalizados sem intervenção humana
Saiba Mais28/08/2023
As inscrições estão abertas até 29 de setembro e podem participar instituições de várias cidades do Brasil
Saiba Mais23/08/2023
A assistente virtual Mia, da construtora, ganhou um incremento em sua personalidade ao ser conectada ao ChatGPT
Saiba Mais08/08/2023
Além da adesão ao Movimento Net Zero, MRV&CO estabeleceu parceria com o Iclei e está comprometida com o plantio de árvores
Saiba Mais08/08/2023
Além da adesão ao Movimento Net Zero, MRV&CO estabeleceu parceria com o Iclei e está comprometida com o plantio de árvores
Saiba Mais06/08/2023
Ao todo, serão três formatos diferentes do filme publicitário, com a participação da dupla sertaneja Maiara e Maraísa, que serão exibidos na TV aberta em mais de 30 cidades, ao longo de quatro semanas, juntamente com spots de rádios distribuídas nacionalmente.
Saiba Mais05/08/2023
Além de sistemas próprios, empreendimentos também oferecem aos clientes possibilidade de aderir à modelos mais sustentáveis
Saiba Mais02/08/2023
Construtora estreia campanha educativa como estratégia de comunicação
Saiba Mais