A MRV Engenharia, maior construtora da América Latina fechou uma parceria com a Alsol Energias Renováveis uma empresa do grupo Algar para juntas realizarem a instalação da primeira árvore de energia solar fotovoltaica em Belo Horizonte. Com tecnologia inovadora a árvore é capaz de recarregar celulares e vai disponibilizar sinal de Wi-Fi gratuito através de uma técnica que capta a radiação solar e transforma essa energia em eletricidade. A árvore lembra uma palmeira e será capaz de realizar o carregamento com até seis dispositivos por vez.
A árvore de energia solar foi instalada na entrada da sede da MRV em Belo Horizonte na Avenida Professor Mário Werneck, 621, no bairro Estoril e poderá beneficiar toda a população do entorno. Construída pela empresa mineira Sunew com a revolucionária tecnologia de filmes fotovoltaicos orgânicos, um filme finíssimo com menos de 1 mm de espessura, considerado um painel solar de terceira geração que depende menos do ângulo de incidência da luz solar e por isso consegue aproveitar a energia por mais tempo.
Segundo Rafael Menin, presidente da MRV Engenharia a construtora acredita que a energia solar deva se tornar a principal fonte de energia em um futuro próximo já que é uma energia limpa, que não emite gases poluentes, não agride o meio ambiente e oferece diversos benefícios para a população entre eles e economia da conta de energia. “A árvore de energia solar é um presente da MRV e da Alsol para a Belo Horizonte, queremos trazer inovações sustentáveis para a população da cidade” destacou Menin.
Para o presidente da Alsol Gustavo Malagoli, essa árvore demonstra que a energia solar é uma fonte democrática e está sempre disponível, podendo ser cessada em qualquer lugar do planeta, neste caso sem a necessidade de interagir com a energia elétrica.
A MRV está empenhada em contribuir com o desenvolvimento sustentável do Brasil, por isso a construtora vai investir R$ 800 milhões no maior projeto de energia solar fotovoltaica de uma empresa privada brasileira. A companhia já lançou até o final do primeiro semestre mais 8 mil unidades com energia solar fotovoltaica e tem a expectativa de, em até cinco anos, entregar 220 mil unidades com sistemas de energia solar, o que representará 100% de seus lançamentos e dessa forma, contribuir para reduzir a emissão de 26 mil toneladas de CO2.