Com área de 23 mil m² e 10 pavimentos, a nova sede da MRV Engenharia no bairro Estoril já abriga os 1,5 mil colaboradores próprios da construtora que atuam nas atividades administrativas em Belo Horizonte e região metropolitana. Localizada na Avenida Professor Mário Werneck, 621, o empreendimento foi construído com o objetivo de economizar ao máximo os recursos naturais e concentrar todas as atividades da construtora em um único edifício.
Para o presidente da companhia, Rafael Menin Teixeira de Souza, a nova sede trará inúmeros ganhos para a empresa, que passam por maior produtividade, economia de custos, redução dos deslocamentos e mais conforto e segurança para os colaboradores. “É um edifício muito moderno, planejado para atender às demandas dos colaboradores com muito mais conforto e segurança, equipado com salas e banheiros amplos, elevadores inteligentes e toda infraestrutura necessária para o trabalho. Vamos ganhar muito em eficiência, sem contar as contribuições para o meio ambiente, já que o projeto foi todo desenvolvido para minimizar os impactos e a redução de consumo de energia, água e outros recursos, uma das prioridades da empresa”, destacou.
A nova sede é equipada com 47 salas de reuniões com capacidade para até 26 pessoas; seis elevadores com programação inteligente que reduz o número de filas e o gasto com energia; 432 vagas de garagens elevadas com ventilação natural, incluindo espaços para automóveis motos e bicicletas; refeitório climatizado com micro-ondas e freezers expositores, além da área de convivência com 500 m², equipada com sofá, televisão, videogame, duas mesas de pebolim (ou totó), sinuca e computadores com acesso a internet.
O prédio ainda conta com automação geral, que permite o controle da iluminação, segurança e climatização; três geradores de energia; forro mineral fabricado com compostos naturais resistentes a fungos e bactérias; e sistema de ar condicionado VRF que emite baixíssimo nível de ruído tanto interno com externo, possui gás refrigerante ecológico não agride a camada do ozônio e gera uma economia de até 40% no consumo de energia. “Foram 28 meses de obras, incluindo a instalação final da empresa que incluíam a disposição de forros, divisórias, móveis, iluminação, informática e equipamentos”, informou o diretor, da M. Fonseca, Márcio de Freitas Fonseca, responsável pela execução da obra.
Sustentabilidade
Alinhado com um dos principais valores da companhia, o projeto da nova sede da MRV Engenharia conta com diversos itens que possibilitam a economia de recursos naturais como energia e água. A estrutura do prédio é composta por fachada que retém calor, reduzindo o uso de energia com a climatização; iluminação com lâmpadas LED; forros acústicos; irrigação automatizada; coberturas vegetais em lajes com grama amendoim e isolamento térmico em lajes com argila expandida.
Os banheiros de todo prédio são posicionados no perímetro externo, com iluminação e ventilação natural e possuem vasos sanitários com descarga com sistema dual flux, que permite regular o nível de água. “Desde o período de obras, a construtora se preocupou em contribuir com o meio ambiente. Utilizamos lajes planas, por exemplo, que permitem a economia de madeira. Também priorizamos a manutenção de áreas verdes no prédio que permitem a permeabilidade do terreno”, completou Márcio de Freitas Fonseca.
A MRV Engenharia
Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 35 anos de atividades, vendeu mais de 250 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em mais de 130 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal. No primeiro trimestre ano de 2015 a companhia vendeu 9.040 unidades e lançou 6.282 imóveis.